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Sem assistência e sem previsão de retorno ao Brasil: passageiros relatam descaso da Azul após voo cancelado na Espanha

Voo é cancelado e passageiros de Ribeirão Preto, SP, ficam mais de 8 horas sem assistência Sem lugar para dormir, sem dinheiro para alimentação e sem previ...

Sem assistência e sem previsão de retorno ao Brasil: passageiros relatam descaso da Azul após voo cancelado na Espanha
Sem assistência e sem previsão de retorno ao Brasil: passageiros relatam descaso da Azul após voo cancelado na Espanha (Foto: Reprodução)

Voo é cancelado e passageiros de Ribeirão Preto, SP, ficam mais de 8 horas sem assistência Sem lugar para dormir, sem dinheiro para alimentação e sem previsão de retornar ao Brasil. É desta forma que passageiros de um voo da Azul em Madri passaram as últimas 72 horas. Eles tinham como destino o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), mas desde sábado (11) precisaram lidar com, pelo menos, três cancelamentos da companhia. Cerca de 300 pessoas de diferentes cidades do Brasil foram afetadas. Entre elas, está um casal de Ribeirão Preto (SP), que escolheu a Espanha para passar a lua de mel. ✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp Ao g1, o advogado Gustavo Mársico revelou que nenhum dos passageiros foi procurado pela Azul e eles não foram informados sobre o que de fato aconteceu. "Ninguém, em momento algum, falou 'está acontecendo isso, então tenham paciência'. Nada, nada, nada, nada. Ninguém da Azul, até agora, procurou a gente para dar uma satisfação. Estamos no hotel e ninguém veio, mandou mensagem, que seja por WhatsApp, que seja em rede social, que a gente está postando o que está acontecendo. Nada". LEIA TAMBÉM Casal em lua de mel na Espanha tenta voltar ao Brasil há três dias e já teve três voos cancelados da Azul No sábado, quando o primeiro cancelamento de voo aconteceu, eles criaram um grupo em um aplicativo de mensagens instantâneas para trocar informações e oferecer apoio e ajuda, na medida do possível. Passageiros de Ribeirão Preto (SP) que tiveram voos cancelados trocaram informações em aplicativo de mensagens Redes sociais Segundo Gustavo, algumas pessoas precisaram emprestar dinheiro a outras que não tinham mais moeda do país para gastar. No sábado, o grupo passou mais de oito horas no aeroporto, sem informações do que deveria fazer após o cancelamento do voo. "Ficamos sem respaldo, as pessoas sem comida, gente que não tinha almoçado foi conseguir comer só no hotel, porque alguém comprou lanche, comprou alguma coisa e deu para eles. Outras só foram conseguir comer depois das 21h no hotel". O g1 teve acesso a algumas mensagens e observou diversos relatos de falta de acomodação, alimentação e diálogo com a empresa. (veja acima) Alguns passageiros disseram que tiveram de dormir nas recepções de hotéis por causa da falta de quartos disponíveis. Voo da Azul foi cancelado e passageiros ficaram sem informações por mais de cinco horas no Aeroporto de Madrid Arquivo pessoal No domingo (12), um novo voo foi cancelado e na segunda-feira (13), um terceiro. Gustavo e a esposa, a oftalmologista Fernanda Mársico, tentarão voltar ao Brasil pela quarta vez, nesta terça-feira (14). O casal disse que pretende processar a empresa por danos morais e materiais. "A gente e mais umas sete pessoas, nós conseguimos, depois de muito custo, quase duas horas no telefone, ser realocados para um voo da Latam amanhã [terça-feira]. Nós vamos conseguir chegar no Brasil à noite. Mas ainda tem bastante gente que está dependendo desse voo do dia 15, 1h30 da manhã. A Azul, em momento algum, falou pra gente o que estava acontecendo". O que diz a Azul Procurada pelo g1 na tarde de domingo, a Azul informou que questões técnicas fizeram com que o voo AD8755 (Madri-Viracopos) fosse cancelado e os clientes impactados receberam assistência, conforme previsto na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Nesta segunda-feira, a empresa manteve o posicionamento e disse que os passageiros estão sendo reacomodados em outros voos. A companhia informou que as equipes estão empenhadas e trabalhando para minimizar a situação e atender os clientes da melhor forma possível. Por fim, a Azul lamentou eventuais transtornos e ressaltou que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia. Fernanda e Gustavo Mársico, de Ribeirão Preto (SP), estavam de lua de mel na Espanha Arquivo pessoal Voo também foi cancelado na viagem de ida Na ida, no dia 22 de setembro, o casal de Ribeirão Preto já tinha passado por problemas, quando o voo para Campinas (SP) foi cancelado e eles tiveram de arcar com os custos do transporte até Viracopos. "Nosso voo de Ribeirão no dia 22 foi cancelado e tivemos essa informação ao chegar ao aeroporto, na hora de fazer o check-in. Só tinha um transporte de ônibus que chegaria em Campinas depois do nosso embarque para Madri. A Azul se recusou a fornecer um táxi pra gente. Tivemos que pegar um táxi por conta própria, ir até Campinas e lá embarcamos para Madri". Frustrado, Gustavo criticou a falta de transparência da empresa. "Desde o primeiro dia que a gente saiu de Ribeirão já tivemos problema. A Azul não nos deu o respaldo. Agora esse transtorno também na volta, não só para a gente, mas para 300 pessoas". Assista à reportagem do EPTV2: Brasileiros dizem estar presos na Espanha devido a problemas com companhia aérea Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região